Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu

Blog de oimigrante :O IMIGRANTE, Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu

A 350 metros de altitude e entre rochedos e vegetação exuberante está o Mosteiro Zen Budista, na localidade de Morro da Vargem, em Ibiraçu no distrito de Pendanga. Desde 1974, quando foi fundado pelo mestre Ryohan Shingu, o mosteiro tem como trabalho principal a formação de monges segundo as tradições do Oriente. Toques de sinos, cantos de sutras e a rigorosa disciplina são semelhantes aos de qualquer centro monástico da Ásia.

O primeiro mosteiro Zen da América Latina procurou adaptar-se à realidade brasileira abrindo-se para o treinamento de leigos. Durante os feriados prolongados, principalmente, homens e mulheres de norte a sul do País participam de retiros (seshins), entrando em contato direto com a prática Zen.

Os mestres enfatizam que a essência do Zen só pode ser compreendida através da prática. Em sintonia com esta tradição milenar, transmitida de coração a coração, há 2.600 anos monges e leigos sentam-se imóveis diante de uma parede branca para praticar o zazen (meditação sentada). Além dos retiros periódicos, abre também aos domingos para visitas monitoradas.

Com uma área hoje em torno de 150 hectares de Mata Atlântica, o mosteiro desenvolve ainda um intenso trabalho de educação ambiental com crianças da rede escolar, agricultores, professores, vereadores, lideranças comunitárias, policiais militares e outros segmentos da sociedade, sempre enfatizando a relação direta entre qualidade de vida e meio ambiente.

Para chegar, siga pela BR-101 Norte até o Km 217 e entre na estrada pavimentada que dá acesso ao Mosteiro, seguindo por cinco quilômetros.

 


quinta 04 junho 2009 20:19 , em Pontos Turísticos / Belezas naturais



Nenhum comentário Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.167.96.124) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para oimigrante

Precisa estar conectado para adicionar oimigrante para os seus amigos

 
Criar um blog